Ganhe Dinheiro Agora

Calendário

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Oração

A Oração


(Efésios 6:18) - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

O que é Oração

Oração é uma prática religiosa comum a diversas confissões religiosas. É vulgarmente designado como uma relação, uma conversa ou um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente ou divino.
A oração, na crença cristã, é a comunicação e o fruto consciente do relacionamento com Deus durante a qual a pessoa louva, agradece, intercede pela vida de outro, pede bênçãos a ele ou a outrém, e através dela pode desfrutar da presença de Deus (este último mais citado no Pentecostalismo, que foca mais no Espírito Santo do que em outras denominações). As orações são dirigidas a Deus, por mediação única de Jesus Cristo, e podem ser feitas em voz alta, falada, em canção ou em silêncio.
O ser humano tem em seu ser a necessidade de ter algum tipo de comunhão com Deus, e a oração é um método aceito por todas as religiões, pois expressam a adoração a Deus e a aceitação e resignação diante da Sua vontade. O propósito da oração (Mt 6, 5-13) não seria o de alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros bênçãos e graças que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser solicitadas para se obter.

Características da Oração

Nossas orações podem apresentar diferentes características segundo as circunstâncias em que nos encontramos, como também em função das disposições de nossos corações. Citaremos a seguir algumas características da oração.

Petição: É uma exposição das nossas necessidades, é requerer da parte de Deus o que nos faz falta.
Súplica: É uma oração fervorosa com humildade e submissão a Deus, implorando o seu favor.
Lamento: É a expressão de dor que expomos ao SENHOR.
Gemido: É a expressão de uma aspiração profunda, um desejo intenso.
Clamor: É a expressão de pedido por um socorro imediato.
Intercessão: É um serviço de grande valor que consiste em orar e favor daqueles que são objetos do nosso afeto.
Confissão: É o ato pelo qual reconhecemos um mal cometido.
Humilhação: É o ato pelo qual se suporta a aflição como conseqüência dos pecados cometidos, julgando-o e tendo por eles a mesma apreciação que Deus.
Ação de Graças: É a expressão de nosso reconhecimento associada a consciência de que tudo o que agradecemos é fruto da pura graça de Deus.
Adoração: É a ação pela qual rendemos culto a Deus.
Louvores: É o ato que consiste em proclamar as virtudes de uma pessoa por meio de um elogio; ela se expressa de uma forma particular nos cânticos.

Aplicação
A oração é, sem dúvida, um dos principais ministérios desenvolvidos na Igreja, na família ou individualmente. Sem oração, todos os demais ministérios ficam limitados quanto á sua operosidade. Ela é fator de bênçãos na vida de cristãos, sejam eles pastores, advogados, missionários, lixeiros, diáconos, médicos, músicos ou estudantes.
A Bíblia Sagrada trata do assunto, mostrando a sua eficácia na vida de homens e mulheres que fizeram da oração, o seu principal instrumento de comunhão com Deus, e de realização dos seus ideais.
Em todos os lugares, em todos os tempos, homens e mulheres precisam de Deus. Necessitam de sua doce comunhão. Dependem do seu cuidado. Assim, o Deus eterno oferece aos homens, a oportunidade de desfrutar de íntima comunhão com ele, por meio da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário